Skip to main content

5 dicas que vão te ajudar a aprender mais fácil!

O nono ano finalmente chegou! Neste ano de formatura, acredito que tudo o que você mais quer é fechar os 4 bimestres com o boletim todo azul, né? Por isso, separamos dicas de ouro para você aprender os conteúdos de forma mais simples e não receber boletins com notas baixas!

Vamos conferir!

1. Estude no seu horário de maior produtividade

Cada pessoa tem um horário em que a produtividade é maior. Alguns conseguem se concentrar pela manhã, outros, pela tarde e outros, à noite. O importante é descobrir qual é o seu melhor horário e tirar vantagem disso.

Estude em diversos horários para descobrir em qual deles você se adequa melhor. Você precisa analisar quando a sua concentração e a sua memorização tiveram um melhor rendimento. Para isso, faça anotações e, depois de algum tempo, analise a situação. O horário que tiver mais anotações positivas será aquele no qual você deveria estudar.

2. Pratique muito!

Só ler os conteúdos não é o suficiente para você aprender definitivamente! É necessário resolver questões para que o conteúdo se fixe melhor no seu cérebro. Essa é a maneira da qual o seu cérebro tem de não descartar uma informação e entender que ela é útil e importante.

Mantenha sempre um caderninho por perto com questões importantes. Ao longo dos dias, sempre dê uma olhadinha e as responda.

Além de leituras e de resoluções de questões, é válido que você também estude com técnicas diferentes. Você pode tentar mapas mentais, resumos e esquemas!

3. Defina uma meta para atingir com os estudos

Conte para a gente, por que você quer aprender? Se você respondeu que é porque não sabe, saiba que esse é um erro bem comum que faz grande diferença na hora de aprender.

Se você estudar sem um objetivo, seu cérebro vai entender que as informações consumidas são inúteis. Logo, ele deixa de se concentrar e de memorizar os conteúdos. Afinal, seu cérebro pensa que isso não será utilizado para nada.

Então, qual é o seu objetivo com esses estudos? É para passar do nono ano com o boletim todo azul? Pronto! Aí está um excelente objetivo que, além de incentivar a estudar cada vez mais, não deixará o seu cérebro se distrair durante a rotina de estudo.

4. Mantenha o seu corpo ativo

Fazer atividades físicas é de suma importância para o aprendizado. Pode até não parecer, mas o exercício físico estimula a concentração e a memorização, pois aumenta o fluxo sanguíneo no cérebro.

Você não precisa correr 10km! Uma caminhada diária de 20 ou 40 minutos já é o suficiente para melhorar a oxigenação do seu cérebro e, consequentemente, o seu desempenho estudantil.

5. Monte um grupo de estudos

Se você é daqueles que não conseguem estudar sozinho, a dica de ouro é montar um grupo de estudo com os seus amigos. Mas, lembre-se: durante o período de estudos, todos precisam estar engajados em aprender e evitar conversar sobre coisas alheias. Estudar com mais pessoas também é algo que te motivará ainda mais!

Claro que não é sempre que você terá um grupo de amigos para estudar. Mesmo assim, é possível realizar encontros semanais com a turma.

E aí, está pronto para ter um boletim todo azul? Aproveite e conte para a gente qual foi a maior nota que você tirou ano passado! Queremos saber! Ah, não se esqueça de que formatura é no Aguativa For Fun, hein!? Venha conhecer a nossa estrutura!

Leia mais:

10 motivos para escolher o Aguativa For Fun como viagem de formatura

Playlist colaborativa: músicas que não podem faltar em sua festa de formatura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *