Skip to main content
5 perguntas frequentes dos pais que leem histórias infantis para os filhos

5 perguntas frequentes dos pais que leem histórias infantis para os filhos

As histórias infantis são fundamentais para o desenvolvimento das crianças. Afinal, além de entreter, elas despertam a imaginação, educam e aproximam a família. 

Isso sem falar que a leitura vai fazer parte do resto da vida dos pequenos. Então, por que não começar desde cedo?

O tempo livre em casa ou antes de dormir são ótimos momentos para pegar um livro e viajar com eles pelo mundo da imaginação. Mas, apesar de parecer algo simples, muitos pais têm dúvidas sobre como tornar essa experiência em família ainda mais agradável.

Por isso, selecionamos algumas das perguntas mais comuns sobre a leitura de histórias infantis. Confira:

1 – Como escolho o livro?

Não tem uma fórmula mágica. Você pode começar com clássicos, como os contos de fadas, ou procurar por histórias infantis sobre coisas que seus filhos mais gostam. Você também não precisa definir tudo sozinho. A dica é tentar escolher juntos.

2 – Tem um jeito certo de contar histórias infantis?

Você pode contar das mais diversas formas. Pode ser como leitura, antes da criança dormir, fazendo vozes dos personagens, vestindo fantasias e até mesmo fazendo um teatro de fantoches. Pode usar a criatividade!

3 – Como posso deixar meu filho empolgado?

Ao longo da semana ou do dia, tente gerar expectativa pelo momento de contação de história. Outra dica é ler aos poucos, fazendo com que ele fique empolgado e contando os minutos para saber a continuação.

4 – Tem como fazer algo mais diferente?

Como falamos, vale de tudo para dar vida e tornar as histórias infantis ainda mais incríveis. Já pensou em acender e apagar a luz, colocar uma trilha sonora, fazer bolhas de sabão ou até mesmo utilizar materiais de casa para fazer efeitos sonoros?

5 – E se ele estiver cansado de ouvir histórias infantis?

Se tentar outros livros e abordagens não está funcionando, você pode estimular a criatividade da criança e propor que ela crie suas próprias histórias. Vocês podem, juntos, pensar no enredo, desenhar personagens e ir, aos poucos, construindo uma história incrível.

Gostou das nossas dicas? Saiba que, além de ter contato com várias histórias infantis em casa, seus filhos vão se divertir e conhecer muitas outras durante a estadia no Aguativa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *