Skip to main content

7 dicas para alavancar a sua agência de viagens

O mercado de turismo tem se mostrado muito competitivo e, por isso, é necessário ter as estratégias certas para alavancar a sua agência de viagens. Com as dicas que separamos, a sua agência se transformará em uma verdadeira geradora de propostas! Está preparado para sair à frente da concorrência? Então, continue a leitura.

Como fazer a sua agência de viagem bombar nas redes sociais

Aprenda como usar o IGTV para promover as suas viagens

1.    Identifique os problemas

O primeiro passo para alavancar a sua agência de viagens é identificar quais são os problemas e os obstáculos que ela enfrenta. Normalmente, o primeiro problema é sempre a concorrência, principalmente com as agências que operam por OTAs (Online Travel Agencies), que são sites de viagens online.

O processo se torna um círculo vicioso: o cliente compara os preços da sua agência com os disponíveis na internet. Então, ele pressiona para que você reduza o seu valor. Com isso, há uma baixa na comissão de vendas do agente, o que faz com que a agência saia no prejuízo.

O segundo problema é conseguir um lugar de autoridade no mercado frente às OTAs. A falta de recursos tecnológicos é o principal obstáculo, que faz com que as agências de viagens fiquem atrás das OTAs. É necessário investir para ter um bom retorno.

2.    Saiba persuadir

O que mais faz com que as agências percam clientes para as OTAs é a falta de persuasão. É imprescindível manter um bom relacionamento com o cliente desde o primeiro contato. Você precisa entender quais são as necessidades do cliente e ter ideias para solucioná-las.

3.    Segmente o seu trabalho

Para aumentar o fluxo de vendas na sua agência, você precisa seguir esses 3 passos simples:

  • Implementar e organizar o processo de vendas;
  • Vender destinos segmentados;
  • Ter conhecimento sobre os destinos segmentados.

A maior parte das agências de viagens não tem um foco específico. Consequentemente, elas passam a ter maior concorrência em todos os mercados.

Seguindo esses passos e segmentando o destino, você vai sair à frente como gerador de propostas, além de se tornar autoridade no mercado.

4.    Entenda as fontes de contato

Para alavancar a sua agência de viagens, você precisa descobrir de onde vêm os contatos (leads). Para facilitar esse processo, basta responder a essas perguntas:

  • Quais canais são utilizados para atrair clientes?
  • Quais produtos merecem mais destaque para essa atração?
  • Esses canais geram um bom ROI (Retorno Sobre Investimento)?
  • A maneira como a agência se posiciona no mercado é adequada?

As respostas serão uma boa base para te ajudar a se tornar um gerador de propostas.

5.    Mantenha o cliente

Para manter o cliente fiel a sua agência, é necessário seguir uma estratégia muito simples. É interessante que você tenha um CRM (Customer Relationship Management) que te avise sobre a última viagem do cliente. Com isso, você pode fazer uma nova oferta.

É imprescindível que você conheça perfeitamente o perfil, os interesses e o comportamento do seu cliente. Assim, você consegue vendas futuras.

Por último, você precisa ter uma boa relação pós-venda com o cliente. Isso fará com que ele sinta mais confiança em você e realize mais compras com a sua agência.

6.    Ganhos com fornecedores

Para obter bons lucros, é preciso ter estratégias para gerar ganhos junto aos fornecedores. Para isso, você deve negociar comissão por venda, exposição de marcas e outros produtos e cross-selling de produtos de viagens (podendo ser aéreo + hospedagem + passeios + seguro-viagem + translado).

Tendo uma boa estratégia, você perceberá que é muito simples aumentar os lucros.

7.    Mensure o crescimento

Para mensurar o crescimento da sua agência, você precisa colocar no papel quais ferramentas são utilizadas e quais delas auxiliam o crescimento. Você precisa anotar os faturamentos, o ticket médio de vendas, as estratégias de retenção de clientes, o giro de clientes (ganhos e perdas) e as estratégias para ganhar novos clientes.

Melhorar o rendimento da sua agência não é impossível, basta seguir a estratégia certa. Com essas dicas valiosas, você terá muito potencial para alavancar a sua agência de viagens. Não se esqueça de curtir as nossas redes sociais para ficar por dentro de todas as nossas novidades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *