Skip to main content
BANNERBLOG

8 maneiras de manter o cérebro ativo durante as férias

É normal que, durante as férias, você só pense em diversão e nem passe pela sua cabeça que é importante manter o cérebro ativo. Mas, não pense que exercitar a mente implica ficar estudando! Você pode realizar atividades muito divertidas que vão te ajudar a manter o cérebro saudável.

Confira as dicas que separamos para você!

Leia muito

A leitura é ideal para exercitar o cérebro e mantê-lo ativo durante o período de férias. Procure ler de tudo: jornais, livros, revistas e até outdoors. Sempre que você ler, tente também se lembrar do essencial. Procure responder para você mesmo o que aconteceu, quem é o protagonista e como aconteceu.

Escreva um diário

Escrever um diário é outra prática muito eficiente para manter o cérebro trabalhando. Além de ser um exercício relaxante, essa prática auxilia a exteriorizar a dor – caso você esteja sofrendo – e a vivenciar mais as alegrias do dia a dia.

Visite museus

Durante as férias, uma atividade que agrega muito conhecimento é passear por museus. Além de estimularem a atividade cerebral, as visitas proporcionam ensinamentos valiosos sobre o passado, sobre as diversas artes e até mesmo sobre a língua portuguesa. Existem museus para todos os gostos!

Faça colônia de férias

As atividades das colônias de férias estão sempre estimulando o corpo e a mente, o que é ótimo para o desenvolvimento de todos os estudantes. Além de aprender novidades e exercitar a mente, você também conhecerá pessoas diferentes.

Divirta-se

Brincar e se divertir também são excelentes maneiras para manter o cérebro ativo! Que tal separar um fim de semana para curtir todas as atividades do Aguativa? Além de se divertir muito, você também estará cuidando da sua mente.

Fale sozinho

Muitas vezes, uma referência visual não é o suficiente para se lembrar das coisas. Nesses casos, a fala pode ser de grande ajuda! Durante as férias, tente falar mais consigo mesmo, dizendo o que está prestes a fazer, as atividades que gostaria de realizar, onde estão os seus livros etc.

Classifique os itens por categorias

Um exercício simples, mas muito produtivo, é memorizar dados, quantias e separar itens por categorias. Por exemplo, ao ir ao mercado para os seus pais, faça a lista mentalmente. Depois, em casa, separe cada produto em grupos, como vegetais de um lado e objetos de higiene em outro.

Visualize imagens de olhos fechados

Está indo para o Aguativa, mas se esqueceu de onde deixou o celular? Calma, você ainda vai poder tirar muitas selfies! Feche os olhos e passe, mentalmente, por tudo o que você fez até o momento em que notou a ausência do objeto. Além de estimular suas capacidades cognitivas e de exercitar sua mente, você também conseguirá resolver os problemas rotineiros com muito mais facilidade.

E aí, curtiu as dicas? Aproveite o período de férias para se divertir e colocar todas essas dicas em prática! E não deixe de se divertir conosco no Aguativa!

Leia mais:

10 motivos para escolher o Aguativa For Fun como viagem de formatura

Playlist colaborativa: músicas que não podem faltar em sua festa de formatura

7 dicas para quem está procurando a viagem de formatura perfeita!

Deixe um comentário