Skip to main content

Alimentação na melhor idade: saiba 8 cuidados essenciais

Na melhor idade, as nossas funções corporais apresentam muitas mudanças e exigem maior atenção com a saúde. É um ciclo natural. Essa é a melhor fase da vida, mas, para aproveitá-la como você merece, é necessário cuidar da alimentação.

A escolha de alimentos, de quantidade ingerida diariamente e até do ambiente faz diferença. Tudo afeta como seu organismo receberá e aproveitará os nutrientes.

Para te ajudar nesse processo, separamos alguns cuidados que você deve tomar com a sua alimentação para melhorar sua qualidade de vida. São dicas fáceis e que podem ser implantadas facilmente no seu dia a dia. Confira.

Saiba por que você deve voltar a estudar na melhor idade!

 

Tenha horários fixos

Esse é um bom hábito para você adquirir. Tenha uma rotina de refeições, com café da manhã, almoço e janta, com eventuais lanches entre esses horários. Não fique horas sem comer nem pense em pular uma refeição. É muito importante manter seu metabolismo ativo o dia inteiro.

 

Cuide do ambiente

Ambientes arejados, limpos e bem conservados também impactam positivamente em relação ao prazer de se alimentar. Por isso, mantenha sua cozinha ou sua sala de jantar sempre agradável. Isso fará com que os horários de refeição sejam sempre associados ao bem-estar e à felicidade e, acredite, isso impacta diretamente no processo de digestão.

 

Acrescente cereais à sua dieta

O grupo dos cereais (arroz, milho, trigo, entre outros) é importante para sua dieta, pois possui carboidratos que são uma importante fonte energética.

Dê preferência sempre aos integrais e aos alimentos na sua forma natural, que possuem mais fibra na sua composição e que auxiliam na digestão.

 

Arroz e feijão são essenciais

Essa combinação tipicamente brasileira é perfeita. Além de aliar proteínas e carboidratos – essenciais para sua alimentação –, é uma verdadeira delícia, né?!

 

Não se esqueça das verduras e das frutas

Coma pelo menos quatro porções de legumes e de verduras como complemento das suas refeições. De sobremesa, prefira frutas e deixe aquele doce para os fins de semana. Você ganhará saúde e disposição em sua rotina.

 

Fuja dos industrializados

O maior pecado que você pode cometer nessa fase da vida é basear sua dieta em alimentos industrializados: salgadinhos, refrigerantes, chocolates. O melhor é cortar tudo isso da sua rotina ou limitar para uma vez por semana.

Prefira as comidas “de verdade”. Há uma máxima muito famosa aqui: encontra-se na natureza? Se sim, faz bem. Adote isso como lema. Você não vai se arrepender.

 

Use temperos naturais

Diminua o tempero das suas refeições. Ninguém resiste 100% a eles, mas, para isso, prefira os naturais, como cheiro-verde, alho, cebola e ervas frescas e secas ou suco natural de frutas, como o suco de limão.

Terceira idade: um novo começo

 

Beba bastante água

A famosa quantidade indicada de 2 litros de água por dia é real e ajuda muito a melhorar sua saúde. O baixo consumo de água na melhor idade leva muito mais facilmente à desidratação e a outros problemas de saúde: renais, urinários e ósseos.

Se você adotar esses hábitos alimentares em sua vida, com certeza irá ganhar em qualidade de vida e em saúde.

 

Gostou das dicas? Então, que tal aproveitar que a saúde está em dia e fazer uma viagem para o nosso Resort? Temos certeza de que você vai amar conhecer nossa estrutura e a nossa programação.

Conheça a Semana da Melhor Idade. Uma vez por mês, preparamos atrações incríveis para quem está na melhor fase da vida!

 

Antes de ir embora, veja este conteúdo, pode interessar a você:

A importância do esporte na melhor idade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *