Skip to main content

Amor e bem-estar: saiba mais sobre os benefícios dos relacionamentos na melhor idade

Estar em um relacionamento é tudo de bom! Estudos apontam que, mesmo após os 60 anos, homens e mulheres que estão em um casamento ou em um namoro e ainda estão sexualmente ativos tendem a ter melhores indicadores de saúde do corpo e da mente. Dividir momentos íntimos com alguém, poder viajar e compartilhar experiências – além do envolvimento com amor e carinho – proporcionam muitos benefícios!

Uma pesquisa publicada na AARP Magazine (EUA) traçou um perfil sobre as expectativas de solteiros de 40 a 69 anos. Após entrevistar mais de 3 mil pessoas, cerca de 63% afirmaram estar namorando, 13% interessadas em namorar e 14% esperando encontrar o parceiro perfeito. Do total, apenas 9% mencionaram não ter interesse.

Outro levantamento sobre o tema foi feito também com pessoas entre 57 e 65 anos de idade e publicado no Journal of Marriage and the Family. Segundo apontado, aproximadamente 14% das pessoas não casadas estavam namorando. O dado surpreende.

Isso porque ter uma relação nessa faixa etária pode gerar muitas melhorias. Por exemplo, homens e mulheres aposentados (e com mais tempo livre) têm mais possibilidade de realizar viagens com seu/sua companheiro(a) para lugares que gostariam de conhecer, mas antes não tinham tempo. Leia no nosso blog um post especial sobre viagens para casais na melhor idade.

Além disso, o namoro na terceira idade é bem diferente se comparado a um romance adolescente, em razão do nível de maturidade e dos diferentes objetivos do casal. Alguns dos benefícios de viajar na terceira idade envolvem:

Imunidade – Após certa idade, o corpo humano pode se tornar mais vulnerável a doenças, mas ter uma relação de qualidade com o parceiro favorece hábitos mais saudáveis, como a rotina de cuidados entre os parceiros e até a realização de atividades em conjunto (como caminhadas, atividades físicas etc.). E mais: o sexo na terceira idade aumenta os níveis de um anticorpo chamado imunoglobulina A, que ajuda a proteger contra resfriados e outras infecções.

Combate o estresse – Muitas pessoas com mais de 60 anos sofrem com o estresse, por isso é um grande benefício ter relacionamentos na terceira idade, já que a vida a dois e a realização de atividades em conjunto contribuem para redução de pressão arterial e para alívio de sintomas de estresse.

Com informações de: Viva Bem UOL e Terra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *