Skip to main content

Como se desligar do trabalho durante a folga em 6 passos

Passamos horas trabalhando durante os dias úteis. E, quando o fim de semana ou as férias batem em nossa porta, finalmente podemos comemorar porque a tão sonhada folga (mais que) merecida chegou.

O problema é que, em um mundo superconectado, tudo está a um simples clique de distância. Assim, fica bem mais difícil a missão de se afastar tudo e simplesmente relaxar.

É por isso que separamos seis passos sugeridos por psicólogos, terapeutas e especialistas em saúde mental que nos mostraram como é possível descansar, não só o corpo, mas também a mente em nossos momentos fora do escritório. Confira:

1- Durante a folga, esqueça do celular!

A primeira dica para você ter certeza de que vai descansar em sua folga é desligar-se do seu smartphone e qualquer outra tecnologia que possa trazer preocupações do mundo lá fora. É claro que os aparelhinhos móveis são importantes para você se comunicar, mas use com moderação.

Lembre-se de que a sua folga é um momento para deixar a mente aberta para novas possibilidades, sem as velhas amarras que te levam de volta à rotina. Evite checar o seu e-mail corporativo ou atender ligações do trabalho.

Ok, sabemos que nem sempre é possível simplesmente recusar uma ligação do escritório. Mas, para saber se colocar limites, reserve um período do seu dia para resolver essas tarefas. Essa é uma maneira de evitar que o seu momento de relaxamento seja interrompido.

2- Fuja da rotina

A folga é um período para testar novas possibilidades. Lembre-se que a felicidade não é medida pelo o que você conquistou, mas pelo o que você faz com o tempo que tem todos os dias. Por isso, mude a rotina durante a sua folga, procure  acordar em horários que nunca acordaria em sua agenda normal de trabalho, por exemplo.

Especialistas apontam que, ao mudar a sua rotina ao menos por alguns dias, a sua capacidade criativa é expandida e você pode ter novas formas de observar o andamento das coisas – inclusive em seu trabalho. Isso quer dizer que a folga pode ser um importante momento também para o seu negócio.

3- Programe a sua folga

Tente montar uma agenda com os eventos e lugares que deseja visitar durante a sua folga. A pré-programação te ajuda a ter os compromissos marcados com antecedência e não precisar perder o tempo precioso do seu descanso decidindo o que fará no seu lazer.

4- Relaxe a mente

Pratique técnicas que ajudem a relaxar. Yoga e meditação podem colaborar para você relaxar a cabeça. Leia um livro novo, faça caminhadas ou passeios ao ar livre para inspirar a mente. Praticar alguma atividade física também é uma boa maneira de aproveitar melhor o seu momento de folga.

5- Explore novos sabores

Que novos pratos você tem vontade de experimentar? Procure provar novos sabores e descubra como a comida pode te ajudar a desfrutar de melhores momentos da sua folga!

6- Entre em contato com a natureza

Liberdade e bem-estar combinam com um bom passeio na natureza. Então, que tal curtir bons momentos com as pessoas que você mais ama em uma paisagem natural? O sossego da natureza é a inspiração que você precisa para aproveitar ao máximo a sua folga.

Um resort, muitas vantagens!

É muito mais fácil seguir todas essas dicas quando se está em um resort completo. Localizado no Paraná, o Aguativa surpreende pela variedade. Além de natureza exuberante, tem muitas atividades, pontos de lazer e gastronomia de qualidade. 

Com tantas opções, vai ser difícil escolher o que fazer. Aproveite a sua folga do jeito certo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *