Skip to main content

Marketing Digital para agências de viagens: 5 passos simples para fidelizar os clientes

As agências de viagens possuem um papel fundamental para muitas pessoas realizarem o sonho da viagem perfeita. Com a popularização desse serviço, no entanto, surgem cada vez mais agências e, consequentemente, a competição nesse mercado aumenta.

Para se destacar, algumas empresas têm utilizado muito bem o Marketing Digital e feito sucesso com alguns passos simples.

Listamos para você alguns deles para que não fique para trás e conquiste cada vez mais clientes. Confira abaixo.

1. Crie sua persona ideal

Aqui começa sua jornada em busca do cliente perfeito. Para ter resultados relevantes, é preciso segmentar seu público. Você não vai conquistar todos os clientes do mundo. Afinal, é muito mais fácil focar em um alvo para acertá-lo do que tentar acertar todos ao mesmo tempo, né?

Por isso a persona é tão importante. Mas, espere um pouco, o que é uma persona? Nada mais é do que o “cliente ideal” para seu negócio. Você pode buscá-la de muitas maneiras: pesquisas prévias ou banco de dados dos clientes já existentes. Tente criar pelo menos duas personas e entenda-as profundamente.

É a partir desse entendimento que você vai guiar todos os seus esforços, desde conteúdo até pacotes promocionais. Após criar a persona, é hora do próximo passo.

[E-book] Guia prático do agente de viagem

2. Seja ativo nas principais redes sociais

O teu potencial de vendas pode estar em várias redes sociais. Por isso, é importante estar nelas. Lembre-se: quem não é visto não é lembrado. Imaginar que você irá conseguir visibilidade no meio digital apenas com conteúdos e postagens genéricos é utópico nos dias de hoje.

Comece pelo site: crie algo responsivo para celulares e tablets, que seja agradável aos clientes, com textos que mostrem os serviços com objetividade e clareza e apresente os valores e os diferenciais da tua empresa.

Invista no design da sua plataforma principal para que o site seja simples de navegar e intuitivo para o usuário.

Com o site em dia, hora de partir para as redes sociais. Mas, com tantas opções, para onde ir?

O blog pode ser uma maneira fácil e barata para divulgar os teus serviços. Ele funciona como um grande catálogo para teus clientes e você tem a oportunidade de guiá-los até a compra final.

Agora, além do site e do blog, invista nas principais redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin. A frequência e o conteúdo dependem da tua pesquisa sobre a persona. Onde ela estiver, esteja também.

[INFOGRÁFICO] Como fazer a sua agência de viagem bombar nas redes sociais

Mas, por falar em conteúdo…

3. O conteúdo vai salvar teu negócio

Se você tiver um conteúdo interessante, atrairá usuários que não estão necessariamente pensando em viajar. Qual a vantagem disso? Você terá o contato deles para quando estiverem afim.

A partir da persona (olha ela aí novamente) você pode criar conteúdos que interessem aos teus clientes. Mas, chega de blá, blá, blá.

Vamos para um exemplo?

Imaginemos que tua persona é o Paulo, 22 anos, estudante de Publicidade, ativo no Instagram e que está pensando em fazer um mochilão após a faculdade.

A pergunta que deve se fazer antes de criar um blog ou um post para o Paulo é: o que vai interessar a ele?

Que tal:

Quanto custa fazer um mochilão? O que é importante levar? Como fazer uma viagem sozinho em segurança?

Tente responder a essas perguntas e muitas pessoas chegarão até a sua empresa por meio desse material.

Legal, né? São as maravilhas do Marketing de Conteúdo. Importante para teu sucesso no meio digital.

4. E-mail MKT hoje, e-mail MKT amanhã, e-mail MKT para sempre!

Ok. Você tem um site excelente, criou conteúdos relevantes que te deram uma boa base de clientes. Mas, o que fazer agora?

Uma das respostas possíveis está no teu e-mail. Use o e-mail marketing para se comunicar com seus clientes, informe sobre promoções ou apenas lembre-os que você está lá para ajudá-los sempre que precisarem.

O e-mail é eficaz, quase todo mundo tem e entra todos os dias. Ótima oportunidade para você estabelecer um relacionamento direto com os clientes.

Mas, lembre-se: não compre listas de e-mail. Use apenas as que você tem e se esforce para aumentá-las

Aprenda como usar o IGTV para promover as suas viagens

5. Acompanhar o processo é o segredo do sucesso

Um dos melhores pontos do Marketing Digital é que você pode acompanhar tudo de perto: números, quedas na abertura de e-mail, visitas nos blogs ou curtidas na página. Tudo é palpável.

Assim, você pode verificar e ajustar o que funciona para a sua persona a fim de atingi-la da melhor forma. Pode mudar, por exemplo, o tipo de conteúdo, a linguagem e a identidade visual.

Muito bom, né? Por isso, nada de preguiça. Não se esqueça: Marketing Digital é mudança e experiência. O tempo todo!

Seja um agente de viagens mais eficiente em 5 passos!

Agora, sim. Você está pronto para colocar todas as dicas em prática e ver o potencial do marketing para sua agência de viagens.

Esperamos que tenha gostado deste conteúdo. Visite nosso site e saiba muito mais sobre o Aguativa Resort.

Se você tiver algo sobre o assunto para compartilhar, deixe nos comentários. Vamos amar saber mais com você

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *