Skip to main content

Melhor Idade – Mais 4 dicas para ter uma rotina saudável e que você pode realizar hoje (a 2 vai te surpreender)!

Depois do sucesso do nosso post sobre 7 hábitos para sair da rotina e ter uma vida mais saudável, retornamos com mais dicas especiais para manter uma rotina saudável, mesmo após os 60 anos de idade. Sua saúde, hoje, é resultado de anos de práticas e hábitos realizados, e pequenos gestos, todos os dias, ajudam a garantir muito bem-estar! São todas dicas simples e que podem ser postas em práticas já. Confira:

1 – Hidratar-se é preciso!

Beba pelo menos dois litros (seis a oito copos) de água por dia, todos os dias. A água é imprescindível para o bom funcionamento do metabolismo e das funções renais. Bebidas açucaradas, como refrigerantes e sucos industrializados, devem ser evitados. Muito cuidado também com frituras e óleos! Consuma, no máximo, uma porção por dia de óleos vegetais (azeite, manteiga ou margarina). Consuma, preferencialmente, alimentos assados, cozidos, ensopados e grelhados.

2 – Pratique dança

Pesquisas feitas com homens e mulheres a partir de 55 anos mostraram que as atividades físicas auxiliam na diminuição de problemas como inflamações e, ainda, ajudam a combater o estresse. A prática da dança ajuda no desempenho cognitivo, na aprendizagem e na memória. E uma curiosidade: a dança permite a queima de até 700 calorias em uma hora, conforme a intensidade da prática. A sensação que a dança permite é de leveza, de controle e de superação, cada vez que um passo mais difícil é realizado. Ritmos como a valsa e até o tango podem proporcionar uma ótima experiência para o corpo. Leia também nosso post sobre a prática do forró.

3 – Consuma vitamina C

 A vitamina C é uma das substâncias mais popularmente conhecidas pelos benefícios que gera para o corpo. Disponível em alimentos como frutas cítricas e alguns vegetais (e também em comprimidos) em quantidades certas, a vitamina potencializa a saúde, além de ter efeito antioxidante. Além disso, ajuda no ganho de massa muscular. Consumida em quantidades corretas (sempre com acompanhamento profissional), a suplementação pode ser benéfica. A vitamina C ainda ajuda na produção de colágeno e mantém a pele, as unhas e o cabelo mais fortalecidos.

4 – Evite bebida e outros “inimigos”

Alguns estudos recentes mostram que o processo de envelhecimento está associado mais a agentes externos ao corpo do que ao próprio processo biológico. O desgaste do corpo ocorre por dois motivos: um deles são as limitações biológica e genética; o outro são os fatores externos, como o estresse, o álcool, o tabaco e o sol. Após uma certa idade, evitar o consumo de álcool, de alimentos embutidos (salame, mortadela etc.) e o excesso de carne vermelha é determinante para a manutenção de uma boa saúde.

One thought to “Melhor Idade – Mais 4 dicas para ter uma rotina saudável e que você pode realizar hoje (a 2 vai te surpreender)!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *