Skip to main content

Quadrilha nas escolas – 3 benefícios de realizar festas juninas nas escolas!

Bom para integrar alunos e professores, ótimo para envolver pais ao ambiente da escola e garantia certa de diversão para todo mundo! São vários os benefícios proporcionados pela realização de uma festa junina dentro do ambiente escolar. Além de sair da rotina, uma quermesse bem organizada pode ser uma ótima oportunidade de favorecer o aprendizado dos alunos e de reforçar os vínculos entre eles, os professores e os outros profissionais que participam da vida escolar.

Aproveitando que estamos já no mês de junho, listamos algumas excelentes razões pelas quais você deve investir em uma festa junina e, ainda, como isso promoverá o bem-estar entre todos os grupos da escola. Aproveite também e reveja nosso artigo explicando porque a época de festa junina é a melhor do ano! Vamos lá:

1 – A chance de combinar matérias e de realizar um aprendizado mais dinâmico – Promova a integração de diferentes assuntos e matérias na própria grade do aluno. Faça com que professores trabalhem em conjunto. Matérias como Geografia, Artes e Português podem ser agregadas entre si para contribuir com o lado pedagógico da festa, tornando o aprendizado do aluno mais dinâmico. Pensando em trabalhar coreografias e danças típicas com os pequenos? A Educação Física pode gerar uma ótima oportunidade para que os alunos, assim, possam se movimentar e participar de divertidas quadrilhas e coreografias.

2- Oportunidades de ensinar aos alunos mais sobre as origens da tradição junina – Outra oportunidade muito interessante dessa época é mostrar aos alunos que a festa vai além da celebração padrão de quadrilha, de bandeirinhas e de pratos típicos. O projeto de uma festa junina na escola deve ter um propósito maior, aproveitando a ocasião para ensinar aos alunos sobre como suas características são influenciadas por diferentes costumes e tradições vindas de diferentes regiões do país e, até, do mundo! Por exemplo, a dança da quadrilha tem passos que vieram de países como a França. As tradições caipiras mais comuns vieram, principalmente, do interior do estado de São Paulo, do Norte do Paraná, do Sul de Minas Gerais e de cidades de Goiás, entre outras curiosidades.

3- Incentivar a participação da família – Uma fase tão importante na vida de crianças e adolescentes, a época da escola torna-se muito mais rica e confortável com uma participação ativa dos pais e/ou dos responsáveis dos alunos. Em celebrações, como nas festas juninas, a presença de pessoas da família ajudam o(a) aluno(a) a se sentir com mais autoestima e mais confiante. Eles podem, inclusive, contribuir na montagem do evento e, ainda, participar durante as reuniões de organização, entendendo mais sobre as rotinas e a organização escolar!

Quer saber de mais motivos? Aproveite e veja nosso artigo com sugestões de brincadeiras para festas juninas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *