Skip to main content

Terceira idade: um novo começo

Desacelerar o ritmo, se livrar de algumas obrigações da rotina e, principalmente, ter a liberdade para realizar sonhos, explorar o mundo e conhecer pessoas novas. A terceira idade representa, principalmente, o começo de mais uma aventura da vida e não é conhecida como “melhor idade” por acaso.

E não se engane: esse período está longe de ser lento, monótono ou sem novidades. Afinal, algumas preocupações cotidianas, como trabalho e falta de tempo livre, saem de cena para dar espaço para autoconhecimento, novas histórias, lugares, sabores e aromas.

Mas, antes de explorar esse assunto, precisamos partir do início:

Afinal, o que é a terceira idade?

A terceira idade é a fase após a vida adulta, quando as pessoas atingem determinada faixa etária e passam a ser consideradas como idosos. Envelhecer é um processo natural e, apesar da necessidade de intensificar os cuidados com a saúde e bem-estar, também é um período muito bonito e cheio de momentos especiais.

A idade que determina o início da terceira idade pode variar de acordo com cada país. Mas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a mudança ocorre acima de 65 anos em países desenvolvidos e acima de 60 em países em desenvolvimento.

É o que acontece aqui no Brasil, onde são considerados como idosos pessoas acima de 60 anos. Entretanto, o Projeto de Lei 5383/19 estuda a alteração para a partir dos 65 anos, usando como justificativa o aumento da expectativa de vida no país.

Importante lembrar que essa delimitação de faixa etária também tem relação direta com a aposentadoria por idade (62 / 65 anos) e a legislação como um todo.

Afinal, o Estatuto da Pessoa Idosa considera a mesma faixa etária de acima de 60 anos para assegurar direitos como gratuidade e atendimento prioritário, por exemplo.

Origem do termo "terceira idade"

Cuidados na terceira idade

Apesar de todas as possibilidades e novas experiências durante essa fase da vida, ela ainda pede cuidados e atenção redobrada com o corpo, já que a saúde do idoso é naturalmente mais frágil.

A terceira idade de fato significa um novo começo, principalmente se levarmos em conta as mudanças na vida do brasileiro nas últimas décadas. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida aumentou para 77 anos, um ganho de 2,4 anos de vida em 10 anos. [Os dados são do último levantamento, divulgado em 2021]

Ou seja, mais tempo para viver novas aventuras. Mas, para que você possa aproveitá-las com muito agito e tranquilidade (dependendo do que preferir), aqui vão algumas dicas:

1 – Cuide do corpo: inevitavelmente o corpo vai passando por mudanças ao longo dos anos, por isso a manutenção é essencial. Além de fazer exames de rotina e contar com apoio médico, tente praticar atividades físicas (seja qual for) com frequência para manter a mobilidade e disposição para curtir a vida. Uma dieta balanceada e sem alimentos processados também vai fazer muita diferença para seu metabolismo.

2 –  Não se esqueça da mente: não dá para falar de bem-estar sem pensar também na mente. Mantenha todo o corpo ativo ao fazer passeios, estar próximo de pessoas queridas e investir em autoconhecimento. Também não deixe de respeitar seus limites e buscar uma rotina mais tranquila!

3 – Se permita: uma das dicas mais importantes aqui. Experimente pratos diferentes, conheça novos lugares e realize metas ou sonhos que estavam na sua lista de desejos.

É hora de viajar?

Como falamos lá no início, a terceira idade oferece muitas oportunidades para conhecer novas pessoas e viver experiências extraordinárias. E viajar é uma delas.

Agora que você tem uma agenda mais livre e não precisa se preocupar com trabalho, por exemplo, que tal fazer as malas e explorar um destino inédito? Provar novos sabores? Dançar? Você tem um mundo inteiro de possibilidades!

O Aguativa reúne diversas atrações para a terceira idade

Além do benefício de conhecer novos lugares, belas paisagens e pontos turísticos, viajar na terceira idade também faz bem para o corpo. Já parou para pensar nisso?

Ao sair da rotina e passear por novos lugares, você acaba se movimentando mais e melhora a mobilidade e resistência do corpo. Para a mente, os benefícios são diversos, como desenvolver mais confiança, diminuir o estresse, aumentar a habilidade social e impulsionar a capacidade cognitiva.

Mesmo sem perceber, nosso cérebro fica a todo vapor durante uma viagem, principalmente se estamos aprendendo coisas novas. Por isso, aproveite esse momento para ler sobre a história do lugar que está conhecendo, fazer passeios guiados e até mesmo participar de aulas ou oficinas. Hidroginástica também é uma boa opção, já que exercita a coordenação motora e requer o aprendizado de coreografias.

Então, respondendo o intertítulo, sim. É hora de viajar!

Quando, onde e com quem?

Se você chegou até aqui, provavelmente já percebeu que a terceira idade é sim uma fase incrível e que viajar é uma excelente forma de aproveitá-la. E também deve estar com dúvidas sobre como fazer isso acontecer. Pode relaxar que a gente ajuda!

Uma das suas dúvidas pode ser sobre quando viajar. Bom, aqui não tem resposta certa. Afinal, você tem bastante tempo livre para encontrar as melhores condições e pacotes.

Não se esqueça também de avaliar o clima, preferindo viajar durante as estações do ano que mais gostar. Esse ponto também é influenciado pelo destino, que vamos falar na sequência.

Quer uma dica de ouro? Dê preferência para períodos menos concorridos para uma experiência mais tranquila, principalmente se o seu objetivo principal é descansar. Os dias da semana, por exemplo, são ótimas escolhas e costumam ser mais econômicos.

Sobre os destinos, vamos repetir: o mundo todo é uma possibilidade, mas não se prenda à ideia de cruzar o planeta para conseguir aproveitar. Destinos incríveis podem estar a poucos quilômetros de você.

Inclusive, essas costumam ser opções muito cômodas para a terceira idade, já que o trajeto vai ser mais curto e fácil de organizar.

Além do destino, pense também sobre gastronomia, conforto e opções de lazer. Afinal, o objetivo principal aqui é aproveitar ao máximo e sem dor de cabeça.

Nesse sentido, os resorts acabam se destacando por oferecer um pacote completo: belas paisagens e contato com a natureza, acomodações confortáveis, programação especial com diversas atrações e pratos deliciosos.

Imagem geral do Aguativa Golf Resort

Sozinho ou em excursão? Aqui também depende do seu gosto, porque as duas opções são boas. Viajando sozinho, você tem mais liberdade para se organizar. Mas, em excursão, tem mais comodidade e chances de fazer novas amizades. Basta escolher um pacote e curtir! 

Conheça o Aguativa Golf Resort

Localizado no norte do Paraná, o Aguativa é uma excelente opção para viagens da terceira idade. Isso porque, além de ser uma parada de diversas excursões, também é um show à parte.

A área de 1,5 milhão de metros quadrados em meio à natureza oferece muito ar puro, complexo aquático com mais de 10 piscinas aquecidas, campo de golfe, espaço de estética e massagem e uma programação com atrações especiais durante todo o dia. Isso sem falar nas acomodações totalmente equipadas e refeições com os melhores sabores do Brasil e do mundo.

Ficou curioso? Clique no botão abaixo, solicite nosso orçamento e venha viver o melhor da sua terceira idade em um resort único!

Faça a sua reserva e aproveite tudo o que o Aguativa oferece para a terceira idade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *