Skip to main content
Dançar forró

Vamos dançar forró: saiba mais sobre esse ritmo brasileiro

Vamos dançar forró! Se você nunca tentou, nem que fosse de brincadeira, com certeza conhece alguém que já arriscou alguns passos dessa dança. 

O forró é uma mistura de vários ritmos brasileiros, principalmente do Nordeste, que convida muita gente a se render ao molejo da música. 

A música

Quando falamos em tipos de forró, como música em si, hoje se destacam o pé-de-serra, o universitário e o eletrônico. 

  • Forró pé-de-serra: esse seria parte do grupo de músicas mais comuns nas festas de forró. Tradicionalmente, é um ritmo tocado por trios que tocam acordeon ou sanfona, junto com a zabumba e o triângulo.
  • Forró universitário: além dos instrumentos tradicionais, aqui entram outros instrumentos, como o violão.
  • Forró eletrônico: não, isso não tem nada a ver com aquela música eletrônica de festa, tá?  A diferença é que ele traz instrumentos que o fazem parecer mais com pop, como o teclado e a guitarra.

Vamos dançar forró!

Vamos falar sobre a dança? Além dos ritmos citados acima, os passos de forró também são dançados nos ritmos de xote, baião, xaxado e marcha (a tí­pica quadrilha). 

Como dançar forró? 

Depois de tudo isso, você pode estar se perguntando: mas como dançar forró? Esse ritmo é dançado em pares. Pra começar, o passo básico é o famoso dois para lá e dois para cá. 

O forró nordestino costuma ter mais sensualidade. Os principais passos desse estilo são a levantada de perna, além das testas encostadas. O jeito de dançar é mais coladinho e os parceiros costumam ter mais cumplicidade.

Já o forró universitário pode ser mais solto e tem algumas evoluções, com giro da dama, giro do cavalheiro e por aí­ vai.

E se eu pisar no pé de alguém?

Relaxa! É errando que se aprende e o melhor de tudo é se divertir. No começo, é comum se perder, mas o que vale é entrar na brincadeira. 

Para ouvir e treinar 

Existem muitos artistas muito legais para quem quer curtir um forrózinho. Falando de sucessos do forró tradicional, vale a pena ouvir grandes nomes como Luiz Gonzaga e Dominguinhos. 

Já quando o assunto é forró universitário, existem bandas bastante famosas que é bem capaz de você já ter ouvido por aí, como Falamansa e Bicho-de-pé. Agora é escolher o que você mais gosta e começar a dançar. 

Deu vontade, não deu?

Se você começou a pensar como pode ser gostoso dançar forró, esse ritmo leve e brasileiro, já pode vir para o Aguativa. 

Entre nossas atividades, sempre tem aulas que envolvem diferentes tipos de música e dança. É claro que o forró não fica de fora! 

Vale a pena sempre checar em nossas redes sociais a programação do mês da sua visita para descobrir o que está por vir. Vem para o Aguativa!

Dançar forró

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *