O networking exerce uma função primordial no que diz respeito à colocação profissional. Com ele, podemos criar boas relações de trabalho e gerar indicações futuras.
A força da sua rede de contatos depende da qualidade das conexões estabelecidas. Afinal, manter uma boa rede de relacionamentos é peça fundamental para o sucesso de qualquer empreendedor. O tão conhecido networking estabelece um sistema em que existe a partilha de serviços e informações entre indivíduos ou grupos que têm um interesse em comum.
Estar sempre nos mesmos lugares e frequentar os mesmos eventos não favorece a ampliação da sua rede de contatos. Por isso, a atualização profissional e a variedade de locais contribuem para pluralizar os seus contatos.
Mas como manter essa rede de contatos ativa? Estabelecer contatos apenas quando tem um problema para resolver não é a melhor maneira de fazer networking. Isso pode causar uma impressão ruim da sua empresa, desfavorecendo sua imagem profissional.
Selecionamos algumas dicas para a manutenção dos seus contatos para uma troca eficiente e constante de informações:
Números no networking não são suficientes
Adicionar uma lista imensa de contatos no Facebook ou LinkedIn não significa fazer networking. Distribuir uma enxurrada de cartões de visita também não. Para gerenciar uma boa rede de profissionais, dê mais valor à qualidade dos seus contatos do que à quantidade. Foque a sua atenção em pessoas que você vê potencial de relacionamento futuro, seja como fornecedor, parceiro de negócios, sócio ou colaborador.
Networking significa conhecer as pessoas certas, que podem oferecer novas referências ou indicações profissionais. E, para que eles prosperem, é preciso saber manter os contatos que você já fez — antes de conquistar novos.
Mantenha contato
O networking é uma via de mão dupla. Mostre para os seus contatos que tem interesse neles e tome cuidado para não instrumentalizar a sua rede. Não veja as pessoas apenas como uma oportunidade para alavancar a sua carreira profissional, procure estabelecer um relacionamento sólido com as pessoas. Afinal de contas, elas são, além de contatos profissionais, pessoas.
Participe de eventos
O networking pode acontecer em congressos, palestras, reuniões com clientes, viagens a trabalho e até mesmo nos lugares mais inusitados, como um bar ou uma lanchonete. Por isso, esteja sempre atento às oportunidades e troca de contatos. Tenha o seu cartão de visitas sempre na carteira e saiba avaliar de que forma esse encontro pode se materializar em um bom contato profissional.
Organize eventos de networking
Assim como as pessoas, para uma empresa fazer sucesso ela também precisa fazer networking. Um ótimo exemplo de como consolidar boas parcerias em negócio é a ação do patrocínio ou a realização de eventos.
Empresas de pequeno e médio porte podem ter retorno em credibilidade e novos parceiros comerciais ao realizar eventos corporativos. Se utilizados de maneira assertiva, podem se tornar algo memorável para a sua marca. Esse tipo de ação gera resultados a longo prazo e precisa ser constantemente praticada.
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