As agências de viagens possuem um papel fundamental para muitas pessoas realizarem o sonho da viagem perfeita. Com a popularização desse serviço, no entanto, surgem cada vez mais agências e, consequentemente, a competição nesse mercado aumenta.
Para se destacar, algumas empresas têm utilizado muito bem o Marketing Digital e feito sucesso com alguns passos simples.
Listamos para você alguns deles para que não fique para trás e conquiste cada vez mais clientes. Confira abaixo.
1. Crie sua persona ideal
Aqui começa sua jornada em busca do cliente perfeito. Para ter resultados relevantes, é preciso segmentar seu público. Você não vai conquistar todos os clientes do mundo. Afinal, é muito mais fácil focar em um alvo para acertá-lo do que tentar acertar todos ao mesmo tempo, né?
Por isso a persona é tão importante. Mas, espere um pouco, o que é uma persona? Nada mais é do que o “cliente ideal” para seu negócio. Você pode buscá-la de muitas maneiras: pesquisas prévias ou banco de dados dos clientes já existentes. Tente criar pelo menos duas personas e entenda-as profundamente.
É a partir desse entendimento que você vai guiar todos os seus esforços, desde conteúdo até pacotes promocionais. Após criar a persona, é hora do próximo passo.
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2. Seja ativo nas principais redes sociais
O teu potencial de vendas pode estar em várias redes sociais. Por isso, é importante estar nelas. Lembre-se: quem não é visto não é lembrado. Imaginar que você irá conseguir visibilidade no meio digital apenas com conteúdos e postagens genéricos é utópico nos dias de hoje.
Comece pelo site: crie algo responsivo para celulares e tablets, que seja agradável aos clientes, com textos que mostrem os serviços com objetividade e clareza e apresente os valores e os diferenciais da tua empresa.
Invista no design da sua plataforma principal para que o site seja simples de navegar e intuitivo para o usuário.
Com o site em dia, hora de partir para as redes sociais. Mas, com tantas opções, para onde ir?
O blog pode ser uma maneira fácil e barata para divulgar os teus serviços. Ele funciona como um grande catálogo para teus clientes e você tem a oportunidade de guiá-los até a compra final.
Agora, além do site e do blog, invista nas principais redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin. A frequência e o conteúdo dependem da tua pesquisa sobre a persona. Onde ela estiver, esteja também.
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Mas, por falar em conteúdo…
3. O conteúdo vai salvar teu negócio
Se você tiver um conteúdo interessante, atrairá usuários que não estão necessariamente pensando em viajar. Qual a vantagem disso? Você terá o contato deles para quando estiverem afim.
A partir da persona (olha ela aí novamente) você pode criar conteúdos que interessem aos teus clientes. Mas, chega de blá, blá, blá.
Vamos para um exemplo?
Imaginemos que tua persona é o Paulo, 22 anos, estudante de Publicidade, ativo no Instagram e que está pensando em fazer um mochilão após a faculdade.
A pergunta que deve se fazer antes de criar um blog ou um post para o Paulo é: o que vai interessar a ele?
Que tal:
Quanto custa fazer um mochilão? O que é importante levar? Como fazer uma viagem sozinho em segurança?
Tente responder a essas perguntas e muitas pessoas chegarão até a sua empresa por meio desse material.
Legal, né? São as maravilhas do Marketing de Conteúdo. Importante para teu sucesso no meio digital.
4. E-mail MKT hoje, e-mail MKT amanhã, e-mail MKT para sempre!
Ok. Você tem um site excelente, criou conteúdos relevantes que te deram uma boa base de clientes. Mas, o que fazer agora?
Uma das respostas possíveis está no teu e-mail. Use o e-mail marketing para se comunicar com seus clientes, informe sobre promoções ou apenas lembre-os que você está lá para ajudá-los sempre que precisarem.
O e-mail é eficaz, quase todo mundo tem e entra todos os dias. Ótima oportunidade para você estabelecer um relacionamento direto com os clientes.
Mas, lembre-se: não compre listas de e-mail. Use apenas as que você tem e se esforce para aumentá-las
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5. Acompanhar o processo é o segredo do sucesso
Um dos melhores pontos do Marketing Digital é que você pode acompanhar tudo de perto: números, quedas na abertura de e-mail, visitas nos blogs ou curtidas na página. Tudo é palpável.
Assim, você pode verificar e ajustar o que funciona para a sua persona a fim de atingi-la da melhor forma. Pode mudar, por exemplo, o tipo de conteúdo, a linguagem e a identidade visual.
Muito bom, né? Por isso, nada de preguiça. Não se esqueça: Marketing Digital é mudança e experiência. O tempo todo!
Seja um agente de viagens mais eficiente em 5 passos!
Agora, sim. Você está pronto para colocar todas as dicas em prática e ver o potencial do marketing para sua agência de viagens.
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