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Prospecção ativa: como vender mais pacotes de viagem?

Prospecção ativa: como vender mais pacotes de viagem?

Apenas quem tem ou coordena uma agência de viagens conhece os desafios de fechar uma venda. E se você se pergunta constantemente como vender mais pacotes de viagem, temos uma dica que pode parecer simples, mas que muitos ainda não levam a sério: faça uma prospecção ativa e entre em contato com seus clientes.

Você costuma divulgar os pacotes nas redes sociais, enviar e-mails informando sobre as novidades, publicar os conteúdos recebidos de hotéis e resorts parceiros para divulgação, mas mesmo assim sente que poderia vender mais? Isso é verdade, é possível vender mais.

Com uma prospecção ativa, você consegue entrar em contato com consumidores em potencial. Isso porque durante uma boa conversa é possível entender os desejos do cliente e quebrar objeções que você nem imagina que ele possa ter. Quer saber mais sobre o assunto, além de dicas que te ajudarão nesse caminho da prospecção ativa? Continue a leitura e fique por dentro de tudo!

O que é a prospecção ativa e quais suas vantagens?

Saiba como fazer a prospecção ativa para sua agência de viagem

Como dissemos, a prospecção ativa é um tipo de estratégia para os vendedores conseguirem encontrar potenciais clientes. Na prática, o primeiro contato deve ser feito pelo vendedor, e não pelos clientes.

Isso porque os clientes não estão esperando que esta abordagem aconteça, ou seja, essa prospecção ativa consiste em buscar por pessoas que podem se interessar por pacotes de viagem e pelas opções que a sua agência tem para oferecer.

Esse modelo de prospecção oferece diversas vantagens, como:

  • Rapidez para obter o retorno dos investimentos feitos na prospecção ativa;
  • Mais clareza e controle dos novos leads que entraram no funil de vendas;
  • Maior assertividade nos contatos, já que os clientes abordados possuem mais chances de adquirirem os pacotes de viagem e terem o perfil de cliente ideal.

Como fazer uma prospecção ativa?

Agora que você já sabe o que é uma prospecção ativa, está pronto para saber o que fazer para colocá-la em prática. Separamos algumas dicas para você começar a prospectar novos clientes para a sua agência de viagens!

Converse com os possíveis clientes

A gente tem aquela velha ideia de que mandar mensagens ou receber ligações de vendas, como aquelas de telemarketing, é muito chato e não funciona.

Veja bem: pode ser realmente um incômodo receber mensagens ou ligações sobre algo que você não está interessado, mas se alguém já busca por pacotes de viagem, é muito provável que para ele seja útil ouvir você ou alguém da sua agência.

Por isso, fazer uma boa prospecção é muito mais do que simplesmente sair ligando para pessoas. Existe uma estratégia que precisa ser estruturada e que pode, sim, fazer toda a diferença.

Comece uma nova estratégia de venda

Como dissemos, o processo de prospecção ativa depende de uma boa estruturação, feita com base em toda uma estratégia. Vale a pena pesquisar o assunto com profundidade, mas aqui já trouxemos alguns dos pontos principais para você.

Quando o assunto é prospecção, é muito comum encontrar muitas informações para quem trabalha com o ramo B2B (Business to Business) — o que pode ser interessante para você, caso trabalhe com turismo empresarial, por exemplo.

Nesse conteúdo, nosso foco é um cenário B2C (Business to Consumer), quando você trabalha com foco em vendas de pacotes de viagens para famílias, casais, amigos, entre outros.

O papel da persona

Algo que pode fazer toda diferença na hora de fazer uma prospecção é entender a buyer persona do seu negócio. Por meio de entrevistas com clientes e dados sobre as pessoas que costumam contratar pacotes de viagem com sua empresa, é possível criar uma.

Você reunirá informações como idade, gênero, escolaridade, profissão e até mesmo o que gosta de fazer, o que costuma assistir, entre outros pontos. Também vale identificar as principais dores comuns na hora de buscar por viagens e o que costuma chamar atenção.

O papel dos conteúdos 

Os conteúdos, sejam eles nas redes sociais, em um blog ou até mesmo em e-mails periódicos, podem ser fundamentais. Com eles, você consegue identificar clientes que costumam, por exemplo, sempre interagir.

É por meio desses conteúdos que você manterá um relacionamento e engajamento por parte de velhos e novos clientes.

Prepare um FAQ com as principais dúvidas

Sabe aquelas dúvidas que a maioria dos seus clientes costuma ter na hora de escolher um pacote de viagens? Ou até alguma questão que mais de uma vez fez com que alguém não escolhesse sua agência?

Pense nelas, faça uma lista e tenha argumentos prontos! Aproveite a prospecção para ressaltar as vantagens de escolher a sua agência.

É nesse bate-papo que você poderá reforçar os pontos fortes da sua empresa e mostrar-se prestativo em relação ao que o cliente precisa. E, se tiver as soluções na ponta da língua, isso fica ainda mais fácil.

Entre em contato com clientes antigos

Por que não entrar em contato com um cliente que viajou com sua agência anteriormente? Você pode se programar para ligar ou mandar uma mensagem para ele quando for a hora de começar a se planejar para viajar no mesmo período.

E alguém que assinou a newsletter que você oferece no seu site ou esteve presente em um evento que a sua agência realizou? Também podem ser oportunidades que você conquistará ao mostrar que está pronto para prestar auxílio da melhor maneira possível.

Dica extra para a prospecção ativa: ofereça sempre o melhor serviço

A verdade é que nem a prospecção ativa vai ter o poder de impulsionar suas vendas, se você não oferecer pacotes de viagem de qualidade em parceria com empresas reconhecidas no mercado.

E nisso, o Aguativa pode te ajudar! Temos parcerias com diversas agências de viagens e oferecemos condições especiais e únicas para cada pacote, visando tornar a experiência ainda mais inesquecível para os futuros hóspedes.

O Aguativa Golf Resort é um local em que todos podem se divertir. Temos atividades e atrações para viagens em família, grupos de formatura, melhor idade e, até mesmo, para empresas que queiram fazer eventos corporativos. O resort está localizado em Cornélio Procópio, no estado do Paraná, em um espaço de 1,5 milhão de metros quadrados, com complexo aquático, quadras esportivas, fazendinha, contato com a natureza e muito mais.

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