Skip to main content

4 dicas para manter o corpo em perfeita atividade na melhor idade

Com o envelhecimento, algumas limitações físicas podem ocorrer em nosso corpo. E isso não significa que devemos deixar de lado a preocupação com o físico. Muito pelo contrário: manter o corpo na terceira idade traz muitos benefícios como saúde e bem estar. 

Você já praticou exercícios hoje? A prática de atividade física é importante para movimentar o corpo, esticar, fortalecer a musculatura gera muitas vantagens. Na melhor idade, ter uma rotina de atividade física traz melhorias ao corpo e à mente.

Um estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que 13% da população brasileira corresponde a pessoas com mais de 65 anos. Uma boa qualidade de vida é determinada por diversos fatores, como alimentação equilibrada, cuidados com a saúde e, claro, atividades físicas.

Então, vamos nos mexer mais? A melhor idade exige alguns cuidados especiais em todo tipo de atividade, principalmente nas físicas. Por isso, preparamos algumas dicas para praticar exercícios físicos sem correr riscos de lesões.

Antes de tudo, para manter o corpo, procure orientação médica

Primeiramente, antes de iniciar qualquer rotina de atividade física para manter o corpo, é super importante procurar o seu médico de confiança para fazer um check-up geral e saber se está tudo bem. Converse com um especialista sobre as atividades que deseja praticar. Lembre-se que os exercícios precisam ser supervisionados e você deve vestir roupas leves, confortáveis e um calçado adequado para evitar lesões.

Alongue-se

O alongamento é uma série de exercícios focados no aumento da flexibilidade muscular. Eles promovem o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento.

Eles são fundamentais antes da prática de qualquer atividade física, pois aumentam a flexibilidade do corpo. Ou seja, quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por aquele músculo.

Caminhe mais!

Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) provou que caminhar durante cerca de 40 minutos é capaz de reduzir a pressão arterial durante 24 horas após o término do exercício. Isso acontece porque o fluxo de sangue aumenta, levando os vasos sanguíneos a se expandirem, diminuindo a pressão.

Caminhar também reduz as chances do desenvolvimento de osteoporose, já que a movimentação de todo o esqueleto durante a atividade faz com que haja maior quantidade de estímulos elétricos em nossos ossos. Esse estímulo facilita a absorção de cálcio, deixando os ossos mais resistentes.

Além dos benefícios para o corpo, a prática da caminhada também faz bem para a mente. Isso acontece porque durante o exercício nosso corpo libera uma quantidade maior de endorfina, hormônio responsável pela sensação de alegria e relaxamento.

Beba água

Ao praticar qualquer atividade física, a hidratação correta é essencial para manter o corpo saudável e não correr nenhum tipo de risco de lesões ou doenças mais graves. A forma mais eficiente de hidratação recomendada por nutricionistas é tomar de 400 ml a 600 ml de líquidos duas horas antes do início da atividade física e, durante a prática, ingerir 100 ml de água fria a cada 20 minutos.

Seguindo as dicas acima você terá mais qualidade de vida e manterá o corpo em perfeita atividade! Aqui no Aguativa Golf Resort você encontra uma programação que exercita o corpo e a mente, sempre com uma pitada de alegria e interação. Venha conhecer! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *