Skip to main content
drinks moleculares

Drinks moleculares – 5 curiosidades sobre a bebida

Já ouviu falar sobre os drinks moleculares? Se ainda não, você provavelmente vai terminar de ler este texto com vontade de experimentar um!

Além de chamar muita atenção pela aparência e sabor, esses coquetéis se destacam pela curiosa mistura entre gastronomia e ciência. Transformando, assim, o ato de beber em uma verdadeira experiência sensorial!

Além de usar instrumentos curiosos como seringas, termômetros e conta-gotas para preparar os drinks moleculares, os mixologistas, como são chamados os especialistas, usam de todo o conhecimento digno de laboratório para criar bebidas nos mais diversos formatos e estados físicos (sólido, líquido e gasoso) para surpreender.

Para deixar você com água na boca, separamos algumas curiosidades sobre os drinks moleculares. Olha só:

1 – Uma bebida diferente com várias formas, cores e sabores

Os drinks moleculares são tão diferentes que podem até mesmo ser comidos! Para proporcionar essa verdadeira experiência sensorial, os profissionais apostam em várias técnicas. Então não estranhe se receber sua bebida em várias cores ou formatos curiosos como esferas ou espuma.

drink - rum e caviar

2 – Os drinks moleculares têm um toque de ciência

Muito sabor e muita ciência! Além de entender um pouco de química e física, os profissionais precisam utilizar técnicas para preparar as bebidas. São três: esfera, ar e neve. Com a técnica de ar, por exemplo, o drink fica com a textura parecida com uma bolha de sabão. 

3 – Eles podem ser feitos com objetos de laboratório ou ingredientes mais simples

Os objetos de laboratório fazem parte do preparo de drinks moleculares, então não estranhe se encontrar instrumentos curiosos no bar. Os ingredientes utilizados também costumam ser curiosos. Você sabia que até hidrogênio é utilizado?

4 – Você pode beber ou comer. Só depende do seu gosto e da receita!

Cada bebida pode ter aparências bem diferentes. Algumas são endurecidas e transformadas em esferas gelatinosas, cubos, espumas, etc. Tudo isso dá um ar futurista ao drink. É muito legal de olhar e provar! 

drink molecular 2

5 – Parece difícil, mas é possí­vel experimentar

Vários bares pelo Brasil já apostam na tendência dos drinks moleculares. Então, por que não experimentar? E se quiser ficar nas bebidas mais tradicionais (e não menos saborosas) por enquanto, o Aguativa tem opções incríveis!

4 thoughts to “Drinks moleculares – 5 curiosidades sobre a bebida”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *