Skip to main content

Caindo na estrada! Confira dicas para fazer a melhor viagem de carro em família

Viajar com a família é sempre uma experiência prazerosa! Pegar a estrada com pessoas queridas e aproveitar a convivência, ao longo de algumas horas, perto dos filhos(a)s pode contribuir muito para estreitar laços, compartilhar bons momentos e gerar ótimas histórias, que sempre são muito boas de se relembrar.

Para viagens de carro, há sempre alguns cuidados que podem proporcionar muito mais diversão e tranquilidade durante o caminho. Além de fazer uma revisão do veículo — incluindo itens como motor, pneus e freios —, é importante tomar algumas precauções para cuidar também da sua família durante esse momento. Pensando nisso, separamos algumas dicas especiais, que nem sempre são lembradas, na hora de pegar a estrada com a família. Confira:

Envolva as crianças em todas as etapas da viagem – Planeje bem o uso do espaço do seu veículo antes de definir quais malas vão e como a organização pode ser melhorada. Vai fazer as malas? Divida esse momento com seus filhos e filhas.

Ajude-os a fazer as malas. Ao mesmo tempo em que você explica a eles como fazer, com o tempo isso irá educá-los sobre responsabilidades e sobre como se se preparar para viagens. Aproveite para falar sobre o itinerário, a estrada, e discutir com eles sobre como são os preparativos, quanto tempo devem levar.

Se possível, deixe um mapa com as crianças e proponha dinâmicas, como ir mostrando a elas o caminho, isso irá ajudá-las a desenvolver um senso de direção, e pode até mesmo evitar perguntas como a clássica “já estamos chegando?”.

Cuidado com o desgaste de crianças menores e idosos – Antes de pegar a estrada, é importante avaliar, dentre as pessoas da sua família, o que seus filhos poderão suportar fisicamente no ritmo da viagem.

Enquanto crianças com mais idade (10+) podem aguentar, em média, períodos de até mais de 10 horas em um veículo, crianças de 3 ou 4 anos talvez não consigam tanto. Leia também no nosso blog Manual da viagem com as crianças! Para passar o tempo, opte por levar músicas que as crianças gostem, alguns filmes (para veículos que tenham tela acoplada no banco de trás) e até livros de colorir, que podem garantir algumas horas de entretenimento.

Especialistas indicam que crianças não devem ser mantidas dentro de um carro por mais de 6 horas por dia, especialmente em trechos em que o calor e o sol são intensos. Para viagens mais longas do que isso, considere realizar paradas de descanso ao longo do caminho.

Pessoas mais velhas (60+) também podem passar mal ao ficarem expostas ao calor por períodos prolongados em viagens. Atenção redobrada com elas também.

Lembre-se de levar garrafinhas (de preferência térmicas) de água fresca e, ainda, frutas que garantam uma boa hidratação de toda a família. No caso de veículos com espaços menores, ou de viagens mais extensas, considere a opção de alugar um van, ou até mesmo um veículo de cabine dupla, que irá proporcionar mais conforto à sua família.

Segurança em primeiro lugar! – Mesmo em trechos e estradas já conhecidos, ou quando for passar por pistas em obra e processos de duplicação, opte por ter um GPS à disposição.

Em caso de emergência, um GPS para rastreamento pode ser a verdadeira solução para achar o caminho mais fácil e poupar tempo. Tenha em mãos itens de primeiros socorros, para eventuais incidentes na estrada e, principalmente, fique atento com itens como a cadeirinha — imprescindível para crianças entre 1 e 4 anos (no cinto, e sempre no banco traseiro).

Acesse nosso blog e confira mais dicas especiais para suas viagens de férias!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *