Skip to main content

Golfe: saiba tudo sobre o esporte

No Aguativa, diversos esportes são praticados e o golfe é um deles! Bastante solicitado por nossos hóspedes, a atividade é muito popular e garante a diversão de todos os envolvidos.

Mas você sabe qual é a história dessa prática esportiva? Conhece todas as suas regras? Entende os benefícios que ele proporciona ao corpo de quem o pratica? Essas curiosidades do golfe são bastante interessantes e, por isso, vamos conhecer as respostas para todas essas perguntas. Está preparado?

Imagem ilustrativa de um jogo de golfe.

A história do esporte escocês

Apesar de a palavra “golfe” ter origem no vocabulário alemão, com a palavra “kolbe”, que significa “taco”, o esporte surgiu oficialmente na Escócia, no final da primeira metade do século XVIII.

As primeiras regras foram elaboradas em 1744 pela Companhia de Golfistas da cidade escocesa de Edimburgo. Apesar disso, existem pesquisadores que afirmam que o esporte já era praticado na Escócia desde o início do século XV, porém, sem regras oficiais.

Na segunda edição das Olimpíadas da Era Moderna, no ano de 1900, o golfe finalmente entrou para o quadro de esportes olímpicos. E, apesar de ter marcado presença nas Olimpíadas de 1904, ficou mais de um século ausente da competição, retornando ao quadro somente nos Jogos Olímpicos de 2016.

Os benefícios proporcionados pelo golfe

Assim como todos os esportes, a prática do golfe traz muitos benefícios para a saúde.

Por proporcionar movimentos harmoniosos, suaves, contínuos e coordenados, o golfe auxilia no combate ao estresse, estimula a circulação e a oxigenação do sangue, aumenta a resistência física e ainda reduz o colesterol ruim. Incrível, não é mesmo?

Saiba tudo sobre esse esporte!

As principais regras do golfe

O golfe é um esporte realizado ao ar livre e o objetivo central é fazer com que a bola entre nos buracos de um campo de grandes proporções. Para isso, os participantes podem utilizar cinco tipos diferentes de taco e devem dar o menor número possível de tacadas.

Cada tipo de taco é apropriado para uma determinada situação. Os tacos de cabeça de madeira, por exemplo, são frequentemente utilizados para tacadas em que é preciso usar mais força, chamadas de drive (tacadas de alta potência).

Há também um taco chamado de putter, que pode ter a cabeça formada por diversos tipos de materiais, como aço, bronze, grafite, alumínio, entre outros. Eles são usados para tacadas denominadas chip, que são tacadas curtas que exigem precisão, geralmente as mais próximas do buraco.

Os buracos do campo de golfe são sinalizados com uma bandeira pequena presa num mastro, geralmente em formato triangular. Como os campos são muito extensos, os jogadores podem se deslocar com um carrinho elétrico durante as partidas.

Na primeira tacada de cada buraco, a bola fica sobre um suporte plástico chamado de tee. As bolas de golfe costumam ser brancas e devem ser precisamente simétricas. Elas precisam pesar 45,93 gramas ou não mais que isso, e seu diâmetro não pode ser menor do que 42,67 milímetros. Elas possuem, em sua superfície, entre 250 e 500 alvéolos.

Como o campo de golfe é organizado

Os campos de golfe possuem 9 ou 18 buracos com obstáculos naturais ou artificiais, como lagos, árvores, elevações entre outros desafios. Além disso, é divido em quatro partes, veja só: 

Organização de um campo de golfe.

O campo de golfe do Aguativa, por exemplo, tem uma área total de 300 mil metros quadrados e 9 buracos para práticas de Putting Green e 100 jardas para o Short Game Range.

Saiba como contar os pontos no golfe

Para que você entenda melhor todos os termos e tipos de tacadas, preparamos uma lista completa. Confira: 

Lista completa de como funciona a contagem de pontos no golfe.

Os primeiros passos

Para sair do handicap é preciso praticar! Por isso, participar de aulas e clínicas de golfe tem extrema importância. No Aguativa você não precisa se preocupar, afinal, tem equipamentos para locação e um campo específico para treinamentos de Short Game Range e Putter Green

Como funcionam as competições de golfe 

Com as tacadas bem treinadas, agora é hora de competir. Mas para isso é preciso entender os tipos de modalidades. Na maioria dos torneios são usadas a Stroke Play (contando o número de tacadas do jogador até o green) e Match Play (um duelo em que os jogadores competem buraco a buraco. Quem ganhar a maioria dos buracos vence a partida). 

Pratique golfe no Aguativa

Aqui no Aguativa, incentivamos essa atividade tão importante que promove o bem-estar social. Não deixe de se divertir muito em nosso campo quando vier nos visitar. Faça a sua reserva agora mesmo e venha para cá! 

Faça a sua reserva e pratique golfe aqui no Aguativa!

4 thoughts to “Golfe: saiba tudo sobre o esporte”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *